segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pergunta do povo!

Publicado no Jornal Livrescrita nº 01 – julho 2009

A opinião dos vereadores da cidade de Blumenau

Como os Senhores Vereadores avaliam a catástrofe ocorrida na cidade de Blumenau e região e como os vêem o envolvimento do Presidente Lula, Deputados Federais, Governador Luiz Henrique, Deputados Estaduais e Prefeito João Paulo?

Ver. Schurube DEM

Eu sou suspeito para falar porque sou bombeiro comunitário e me apresentei já no sábado. Vim direto para a prefeitura na segunda-feira, quando o prefeito me chamou para ficar responsável do abastecimento dos abrigos que estavam isolados via aérea e eu vi o prefeito dormindo aqui também. O presidente Lula veio convocado pela imprensa, quando os veículos nacionais de comunicação passaram a transmitir ao vivo aqui de Blumenau e foi obrigado a vir até aqui, fez o seu papel, anunciou investimentos. O governador Luis Henrique também fez o seu papel, veio até aqui, ajudou muito na liberação de policiais, de bombeiros, na defesa civil estadual. O prefeito João Paulo fez o seu papel completo, desde o sábado da tragédia, onde ia a campo ajudar e acabou pegando leptospirose. Depois disso fez um trabalho, inclusive elogiado por todas as forças militares e defesa civil, montando o gabinete de crise no seu gabinete.

Ver. Tribess PMDB

Posso dizer que foi algo incomum, não podemos dizer que é problema de desmatamento, ou mal cuidado da natureza. O comentário que se ouve na região onde moro que é Fortaleza e Tribess, é que, talvez, o estouro dos condutores da SCGÁS possam ter ofendido, de alguma maneira, a placa terrestre aqui na nossa região. Mesmo os Engenheiros dizendo que isso não tem influência nenhuma, eu acredito que, naquela região, teve muita influência sim. A imprensa comoveu a administração federal, oportunizando a vinda do Presidente Lula e isso fez com que o governo federal atuasse de maneira mais incisiva, apesar de não ser tão rápido como nós pensávamos. O investimento que o governo federal fez, liberando aeronáutica, o exército e todo o grupo de trabalho que veio aqui foi fundamental para a vida de muitas pessoas.

Ver. Napoleão PSDB

Há uma grande coesão e união de todos no sentido de angariar os recursos que são necessários para a reconstrução de nosso município e o resgate da vida e normalidade em Blumenau. Cabe ao governo federal, como concentrador da arrecadação tributária brasileira, ser o grande fomentador da recuperação.

Ver. Vânio PT

A avaliação que a gente faz do ocorrido é que a culpa é exclusivamente do próprio homem contra a natureza que ele destruiu. Mais cedo ou mais tarde a natureza vai cobrar e se vingar daquilo que o homem fez. Quanto ao envolvimento das autoridades na catástrofe, ficou muito confuso, procurando cada um alcançar seus próprios interesses, muita conversa e pouca ação, mas em compensação a gente viu a preocupação de algumas autoridades. O Presidente Lula se fez presente, sendo solidário e se preocupando com as vitimas, mas antes disso o Deputado Federal Décio Lima oportunizou a conversa telefônica entre o Governador e o Presidente Lula que combinaram a melhor forma de socorrer as vitimas. Quanto aos Deputados Estaduais, a Deputada Ana Paula e os demais Deputados da região não se mostraram omissos e o Prefeito João Paulo também se preocupou com o problema.

Ver. Mantau PSDB

Nós estamos ainda assustados porque foi um fenômeno totalmente diferente e nós estávamos acostumados somente com a enchente, até porque, esta, talvez tenha sido uma das maiores tragédias que a cidade já sofreu. Em um momento com este, não se olha para os partidos e sim, precisava ter toda a estrutura a nível federal, estadual, e local Nós sabíamos que tínhamos que socorrer. Acredito que houve uma grande sintonia para com os poderes nesse momento, onde eu destaco o grande trabalho que o exercito brasileiro fez, salvando vidas.

Ver. Vanderlei PT

Presidente Lula com resposta imediata, Governador do Estado e o Prefeito Municipal com respostas midiáticas, poucas ações, na verdade, o Governador complicou a nossa vida ao não tomar as providências e não determinar que tomassem as providências que lhe cabiam para o atendimento à população, embora tenham se utilizado de toda a força e estrutura nacional que foi colocada à disposição. No que diz respeito às forças estaduais, agiram muito mais por sua conta e responsabilidade do que por orientação do próprio governo do estado de SC.


 

Como os Senhores Vereadores vêem o envolvimento das mesmas autoridades na reconstrução?

Ver. Vânio PT

A primeira liberação de recursos do Presidente Lula foi mandar homens e helicópteros, bem como a liberação o fundo de garantia e outras verbas para que se pudesse, assim, começar a reconstrução. Depois veio ele mesmo para resolver a questão e o que vemos hoje é que há muitos oportunistas dizendo que as verbas não vieram. Quanto aos Deputados, eu acho que não mediram esforços, discutindo para poder destravar os recursos, culpa do próprio Governador Luiz Henrique, que não fez certo os projetos.

Ver. Mantau PSDB

Muita teoria e pouca prática, principalmente no governo federal, que tem sido totalmente distante, se nós não tivéssemos a participação decisiva do Governador Luiz Henrique com certeza a cidade não estaria como está hoje. Quero destacar aqui o trabalho que a câmara dos vereadores realizou. Em menos de duas horas a câmara de vereadores aprovou o REFISBLU, que é a oportunidade que o munícipe e as empresas têm para regularizar seu imposto e com isso entra dinheiro no caixa da prefeitura. Isso são decisões imediatas, isso é responsabilidade com a causa, principalmente responsabilidade para com o cidadão que reside em Blumenau.

Ver. Vanderlei PT

Há de se dizer que na reconstrução continuou tudo sob a responsabilidade daquilo que o governo federal disponibilizou. Do governo do estado, pouca contribuição, do governo municipal, nada, embora os nossos deputados federais Décio Lima e Pizolati e Ana Paula tenham estado cobrando e articulando as coisas para nossa região e junto com eles também a senadora Ideli e o Deputado Vingnati que foram parceiros na luta. O governo do estado só manteve a estrutura da defesa civil e no que diz respeito a reconstrução gastou, para não dizer que investiu, os recursos que foram doados pela própria população.

Ver. Schurube DEM

Na reconstrução, o Governador cumpriu o seu papel pagando horas máquina através do fundo de defesa civil, e agora aparece no adiantamento de 120 milhões. O prefeito João Paulo fez o seu papel completo em tempo recorde no pós-tragédia, colocando todos projetos, todas prioridades da cidade protocoladas no governo federal até o dia 19 de fevereiro.

Ver. Tribess PMDB

Assim também o governo do estado teve sua presença mais marcante, já na reconstrução, com abertura de ruas, com os serviços emergenciais de restabelecer a energia, liberando acessos para o restante do de SC, pois ficamos ilhados e acho que a união fez a força. Os administradores municipais, estaduais, federais e até a iniciativa privada teve uma união muito positiva para que houvesse um reânimo (sic) na comunidade blumenauense.

Ver. Napoleão PSDB

Naquele momento, o que se viu foi uma grande mobilização, não só das autoridades mais da própria sociedade, independente de bandeiras partidárias ou ideológicas estiveram envolvidos no processo de solidariedade.


 

Houve alguma falha da administração Pública? O que os Senhores acham do tratamento dado aos desabrigados?

Ver. Vanderlei PT

Quem esta no poder público sabe que, num estado de calamidade, tem toda uma gama de possibilidades de atuar, a contratação imediata da manutenção e limpeza da cidade, das obras necessárias e isto não aconteceu por irresponsabilidade do governador de SC com a complacência dos prefeitos que acabaram concordando que o governo do estado fosse o articulador desta reconstrução. Enquanto as obras federais continuam andando regularmente, as obras que eram de competência do Município e do Estado, até agora não aconteceram por irresponsabilidade, para não dizer que foi um ato pensado, embora o governador tenha utilizado do recurso público, pagando profissionais, como o ex senador Geraldo Althof, para fazer parte do grupo reação. Este grupo foi muito irresponsável quanto aos encaminhamentos dos programas, projetos e planos, na verdade, até por que os projetos acabaram não acontecendo e não andando da forma que nós gostaríamos. O tratamento dado aos desabrigados é enganoso e sem conversa, um tratamento irresponsável quando se utilizam dos espaços de escolas, creches e alguns espaços públicos, quando poderiam ter se utilizado de espaços privados, evitando todo aquele transtorno no retorno as aulas, um tratamento degradante e sem esclarecimentos até agora, de quais os projetos habitacionais que eles tem para a cidade de Blumenau.

Ver. Tribess PMDB

Parece que o governo federal quer destacar o nome de alguém, ou o município estar destacando o nome de alguém e a catástrofe não esta dando oportunidade. Eu vejo união entre as várias esferas políticas. Quanto aos desabrigados, é uma coisa difícil de avaliar, porque eu não tenho participado no dia a dia das casas provisórias que foram instaladas. Eu vejo que o governo do estado atendeu fielmente aos pedidos do município e eu tenho certeza de quem esta vivendo nestes locais está descontente porque ninguém gostaria de estar. Vejo que é uma solução paliativa, mas é o que o município pode estar oferecendo para os desabrigados e que o dinheiro arrecadado, através das doações, esta sendo bem investido, agora direcionados na compra de terrenos, vejo o poder público municipal se mexendo, construindo, para entregar um bom numero de casas até o final do ano e que em um curto espaço de tempo, nós vamos estar tirando estas famílias dos abrigos e entregando casas para estas pessoas.

Ver. Napoleão PSDB

Naquele momento foi feito o possível, todas as autoridades públicas envolvidas e toda a sociedade concentraram esforços para colaborar com a sociedade, colaborar com o próximo.

Ver. Schurube DEM

Sobre o tratamento dado aos desabrigados, nós fizemos o que é que tem que ser feito. Que é dar abrigo, moradia, e alimentação a todos eles. Ninguém ficou sem comida nesse tempo todo. Conseguimos doações e a solidariedade do Brasil inteiro. Agora na reconstrução, a saída dos abrigos para as moradias provisórias, cumprimos o papel de colocar as pessoas num local seguro e adequado, vistoriado pela cruz vermelha mas, mesmo assim, nós precisamos tirar essas pessoas dali. A gente precisa construir as casas e botar essas pessoas de volta a vida normal.

Ver. Mantau PSDB

Nós temos dificuldades, parece que tudo é só papéis. Eu eliminaria a burocracia justamente, assim como foi a liberação do fundo de garantia, que não tem nada a ver com o governo que é apenas um gestor e eu estaria também agindo com as verbas que existem. Elas existem, elas precisam apenas de ações políticas mais rápidas.Hoje, com a evolução da informática, os políticos precisam ter mais responsabilidade, principalmente com alguns pedidos, que com certeza Blumenau é um referencial, nós precisamos de uma atenção melhor que como estamos sendo recebidos neste momento. Quanto ao atendimento dado a esse povo desabrigado, eu acho que ainda algumas coisas precisam ter clareza, as pessoas querem voltar para seus lares, nós precisamos também agilidade, principalmente para saber se estas pessoas podem continuar ali, ou onde eles vão recomeçar a sua história, junto com sua família.

Ver. Vânio PT

Muitas falhas até agora, muita conversa e pouca coisa de concreto, a não ser medidas paliativas, porque não se vê ações concretas e a demora é evidente. Eu daria mais atenção ao povo e na elaboração dos projetos, para que pudesse ser encaminhado no momento certo, no prazo certo e preenchido corretamente. Quanto aos desabrigados, uma das questões do tratamento é a falta de informações. As pessoas estavam presas dentro dos cubículos, das creches, da escolas, sem informações do que poderia acontecer com eles e eu achei injusto o tratamento dado as pessoas, porque elas eram frágeis naquele momento e estavam sendo usadas e até o presente momento, de concreto, só os cubículos que estão dentro hoje.


 

Qual a avaliação os senhores fazem da administração municipal neste início de segundo mandato?

Ver. Schurube DEM

Para ter uma idéia do tamanho do desafio, na rubrica de manutenção da cidade, ou seja, limpeza, manutenção de patrolamento, era 18 milhões de reais para o ano todo. Nós já gastamos 25 milhões de reais. Nós já gastamos muito mais que o orçamento para o ano permitido. Todos os esforços do Prefeito João Paulo estão para a reconstrução da cidade, mas sozinhos, do jeito que nós estamos agora, sem a ajuda estadual e federal que é devida, nós não vamos conseguir. O prefeito precisa de ajuda e nós precisamos da ajuda prometida, para que possamos colocar a cidade em ordem e novamente dar uma vida normal a Blumenau.

Ver. Tribess PMDB

Eu vejo desarmonia entre executivo e legislativo, talvez por muita ocupação do executivo, ele não consegue disponibilizar algum tempo para dedicar ao legislativo. Por ser novato e conversando com vereadores mais experientes, eles comentam que, em outras épocas, outros executivos tratavam diferenciadamente o legislativo e isso não vem acontecendo e imagino que, com o passar do tempo e da necessidade da reconstrução, da busca de investimentos, talvez deva mudar.

Ver. Napoleão PSDB

Tem sido um mandato concentrado e voltado para ações relacionadas à reconstrução do município, o angariar as verbas públicas necessárias ao resgate da nossa vida e normalidade, com a execução de obras importantes para todos os cidadãos. Tem sido um mandato pró-ativo nesse sentido de concentrar todos esforços para recuperação da nossa cidade.

Ver. Vanderlei PT

Nós temos administração municipal? Não, nós não temos administração, nós temos aqui um compadrio, um acerto e todos podem confirmar estas situações, um acerto para acomodação dos amiguinhos do Prefeito, dos amiguinhos dos Partidos do Prefeito, que estão aqui fazendo uma guerra dentro do poder público, na busca dos cargos comissionados que o prefeito, até esta data, acabou ainda não fazendo sequer a nomeação, de todos esses cargos, além da utilização de pessoas sem conhecimento nenhum, sem capacidade nenhuma, para áreas que são fundamentais para a cidade de Blumenau. Cito aqui um exemplo do pouco compromisso e conhecimento das cabeças que colocaram para administrar os programas habitacionais na cidade de Blumenau. Governos que colocam pessoas inabilitadas para exercerem essas funções acabam perdendo muito, porque perdem recursos e acabam colocando a população em péssima situação.

Ver. Mantau PSDB

Nós temos uma dificuldade muito grande em algumas ruas principalmente da cidade, onde as pessoas e também as famílias gostariam de oficializar o nome de uma determinada rua, onde nós estamos se aprofundando nessa questão. Hoje existem 500 ruas de placas amarelas que só apenas oficializam o número das casas. Nós precisamos mais, nós precisamos avançar e nosso projeto é nesse sentido. Pelo menos essas pessoas, essas famílias, que tem aí mais de trinta anos que se encontram nesta rua, é que possamos oportunizar estas famílias, que eles possam oficializar e realizar esse processo todo, para que nós possamos fazer com que ele possa contribuir com o município através do IPTU. Hoje é uma pessoa que gostaria, mas ele não tem condições porque essa rua não é oficializada, não recebe carnê do IPTU. Então nós estamos fazendo um projeto muito grande nesse sentido, para que nós possamos ter mais arrecadação e fazer com que o cidadão blumenauense possa se sentir útil, para que ele possa receber as benfeitorias também. Além de contribuir com impostos também ele possa receber uma manutenção da sua rua.

Ver. Vânio PT

Péssima, ruim, porque você não vê ação, você não encontra máquinas trabalhando onde eles dizem que estão. A não ser aquelas obras que são do DNIT, porque dentro do município, pouca coisa. Investe-se muito nos comissionados, cargos e mais cargos e deixa a desejar.


 

Como os Senhores vereadores vêem Blumenau hoje, sobre saúde, transporte, segurança, educação, cultura e lazer?

Ver. Tribess PMDB

Eu vejo desarmonia entre executivo e legislativo, talvez por muita ocupação do executivo, que não consegue disponibilizar algum tempo para dedicar ao legislativo. Por ser novato e conversando com vereadores mais experientes, eles comentam que, em outras épocas, outros executivos tratavam diferenciadamente o legislativo e isso não vem acontecendo e imagino que, com o passar do tempo e da necessidade da reconstrução e da busca de investimentos, talvez deva mudar. É necessário muito investimento na saúde, acho que tinha que ser prioridade do município a contratação de médicos para atender as comunidades. Bons postos de saúde nós temos, bons ambulatórios, boas estruturas, mas infelizmente não temos o pessoal necessário. Eu referiria que nós não tivéssemos tanta estrutura, mas que tivesse médico porque as comunidades estão desassistidas. Nosso transporte, no geral, tem muito transtorno, são muitos veículos ocupando poucas ruas, acabando o transporte coletivo não dando o atendimento que as comunidades gostariam de ter. Daria uma nota oito para o nosso transporte coletivo. Na segurança, eu entendo que o governo do estado ficou muito tempo sem investir no material humano da polícia civil e militar e em toda estrutura da segurança no nosso estado. O atual governador contratou novos policiais, mas não consegue atender a demanda, como nós achávamos que seria necessário. Por isso cresce a criminalidade. Eu também vejo muita desunião na família, acho que a segurança vem da família e as famílias hoje não estão mais constituídas como nos anos anteriores, faltando uma educação familiar e educação nas escolas, onde os professores também têm suas dificuldades, porque as nossas crianças já não chegam nas escolas com aquela educação familiar de anos anteriores e por isso esta progredindo muito a violência e essa criminalidade toda. A cultura, eu vejo em fase crescente. Nós tínhamos o teatro Carlos Gomes com poucos eventos e mal estruturado, onde hoje tem um calendário bem repleto e estruturado, uma Fundação Municipal de Cultura, com condições de estar apresentando várias peças para as nossas comunidades, vejo o fundo municipal de cultura sendo bem disputado, vejo um grande direcionamento do dinheiro do estado, através do fundo de cultura, esporte e turismo, vejo a cultura hoje bem melhor do que anos anteriores. É claro que precisa de mais investimentos e que a cultura deveria ser melhor reconhecida, o artista deveria ser melhor reconhecido e isso ainda não acontece e vejo aqui em Blumenau a nossa cultura não crescendo.

Ver. Schurube DEM

A saúde esta longe de estar aquilo que a população merece e o que a gente deseja, mas alguns avanços a gente já conseguiu fazer. O maior deles é o hospital Santo Antonio que virou um símbolo da saúde de Blumenau, mesma coisa o Ambulatório Geral do Garcia e várias outras ações como o programa de saúde da família que a gente conseguiu avançar muito e precisamos avançar muito mais. Quanto ao transporte, a pouco tempo atrás, não havia ônibus com ar condicionado a gente conseguiu ampliar linhas, ampliar o número de ônibus, rejuvenescer a frota, mas ainda assim, nos horários de pico, precisamos aumentar o numero de ônibus para que a população não se sinta espremida. Estamos longe do episódio que aconteceu em São Paulo, por exemplo, de ter que entulhar pessoas a base de chicotadas, não é esse o caso, mas também ainda estamos longe do ideal. Precisamos também trabalhar a questão do transporte em algumas ruas da cidade, onde algumas obras estão paradas justamente por causa da catástrofe do ano passado, como é o caso do trevo da ponte do salto, aqueles conjuntos de rótulas, vai resolver boa parte do problema da região norte. Muitos avanços aconteceram, como por exemplo, retirada do trevo do morro da companhia, o trevo do Tomio e várias outras obras pequenas no custo mas de grande impacto no transito da cidade. Segurança, esse é o nosso grande problema hoje. Nós precisamos aumentar o número de policiais. Nós temos muita gente indo para a reserva, muita gente se aposentando e pouca gente entrando. A gente precisa aumentar esse numero porque, não basta apenas manter o numero de policiais, porque a população vai crescendo. sendo que nem manter o efetivo nós estamos conseguindo.

Ver. Mantau PSDB

Saúde: Nós carecemos de profissionais. Existe viabilidade técnica para buscar este dinheiro, mas não temos médicos suficientes para atender as comunidades. Nós temos algumas áreas, como a oftalmologia, onde temos carência de profissionais e para isso precisamos mobilizar as universidades para que esses profissionais que se formam, possam realmente permanecer na cidade. Segurança, nós estamos muito abaixo daquilo que realmente nós deveríamos ter. O cidadão blumenauense se sente inseguro, o que fazer? Minimamente precisamos ser mais ágeis, principalmente nessa questão com o tráfico. que está nos causando muitos problemas. O transito, também é uma preocupação; quanto a lazer, educação e cultura, temos um grande projeto que logo vamos inaugurar, que é o museu dos clubes de caça e tiro, que é a verdadeira identidade, pelo qual a cidade se identifica de tradição germânica. Nós, como poder público, temos que valorizar os espaços que hoje existem, tanto no folclore, como também nas bandas, nos caça e tiro, nos artistas que temos aí. Por isso eu acredito que Blumenau se caracteriza pela sua cultura. Na educação, temos uma referência muito grande. A câmara há 10 anos esta realizando a câmara de vereadores mirins, oportunizando também que nessa fase, o adolescente possa conhecer um pouco mais da política. E com este entendimento, nós estamos conseguindo que o cidadão possa entender o que precisa um vereador fazer, o que precisa também o prefeito fazer. Também isso é um trabalho educativo.

Ver. Vânio PT

Saúde: Precisamos contratar médicos para que possa ser estabelecida a saúde preventiva, como estava sendo feito a anos atrás, quando se prevenia doenças e não só se tratava. Eu voltaria a usar o mesmo sistema do tratamento preventivo; no caso do Transporte, melhorar o que está, faria pistas só para os ônibus e quanto a segurança, eu colocaria a questão segurança e educação juntas, porque a questão da segurança tem que ter mais presença do Estado, para reprimir o crime e conseqüentemente mais policiamento, mas, valorizando aqui a questão da educação, se nós tivermos um povo educado, um povo preparado, nós vamos diminuir a violência e outras coisas que estão acontecendo na cidade. Se nós temos uma educação boa, nós teremos uma segurança maior. Se a gente cuidar das outras questões a segurança vem por acréscimo. Se faz necessário o investimento na criança de 0 a 5 anos, que é a questão da creche e a universidade gratuita

Ver. Napoleão PSDB

Em relação à saúde, é necessária uma gestão que desburocratize as ações e que permita um atendimento mais pronto ao cidadão, pois não da para marcar dia e hora para ficar doente e, por isso, o atendimento nos bairros tem que ser mais efetivo. Em relação ao transporte, deve haver uma concentração de esforços do município no sentido de planejar o nosso transito. Blumenau, muito em breve, viverá dias caóticos no seu trânsito, porque há um excesso de veículos para ruas projetadas há muitos anos. Para a segurança, é necessário muito mais efetivo e há necessidade de se pensar muito mais em prevenção. No que diz respeito à educação, Blumenau já tem índices positivos na sua qualidade de educação e deve manter o seu trabalho de permitir oportunidades aos seus estudantes; em relação a lazer e cultura, vejo como instrumentos importantes até no ponto de vista econômico, porque é através do desenvolvimento econômico que se tem o desenvolvimento social

Ver. Vanderlei PT

Saúde: deplorável, o município de Blumenau tem mais de cento e quarenta milhões no orçamento e a saúde em Blumenau está cada dia pior. Transporte: no que diz respeito ao transporte coletivo, vivemos uma situação difícil, com a concessão do sistema siga, o atendimento continua cada vez mais complicado e difícil, até porque em 2005 reduziram 299 horários em uma só lambada, depois tomaram algumas ações tentando enganar a população, agora aumentaram a passagem mas poucas linhas e horários novos foram abertos. No que diz respeito ao sistema viário na cidade, nenhuma nova obra, nenhum novo programa, nenhum novo projeto esse governo implementou, ou melhor, nem a nossa conhecida ponte do Badenfurt, nem a ponte do centro, nem a ligação velha Garcia eles deram prosseguimento, embora tenham apresentado um grande sonho para Blumenau 2050, nenhuma ação definitiva foi tomada nesse sentido. Segurança: em virtude da situação que vem perdurando em SC, da falta de apoio humano, da falta de apoio para a inteligência dos poderes de polícia no estado de SC, o fator segurança continua cada vez pior, tendo em vista que o governo do estado não tem sido o agente articulador que é de sua responsabilidade. No entanto, nós hoje estamos com um efetivo igual ao que nós tínhamos em 1980, com praticamente a metade da população da cidade. Educação: em nossa cidade a educação sofreu um revés muito grande, tanto a questão do estado quanto a questão do município, sabemos que os professores estão trabalhando com valores muito menor do que o piso nacional prevê e a falta de compromisso do governo do estado e municipal, que acabam se utilizando da figura da contratação dos admitidos em caráter temporário (ACT), cujas responsabilidades acabam sendo prejudicadas através do assédio moral, que continua sendo muito forte. Ou faz o que o chefe manda ou o chefe demite o ACT. Lazer e cultura: palavras que a população esta passando muito ao largo, com desrespeito e a falta de compromisso com a efetiva cultura da nossa região. No quesito lazer, também não há compromisso nenhum, por exemplo, as ditas praças nos bairros que estavam programadas, já desde o governo do PT na cidade de Blumenau e que foram alardeadas por todos os cantos no Governo Democrata em Blumenau, acabaram não fazendo e, onde fizeram, estão em precárias situações.

Um comentário:

  1. Parabéns Ronaldo, Alexandre & Cia.
    Muito legal o jornal, bem como o blog.
    Obrigado pela força dada ao meu blog na edição impressa.
    Jota Lopes

    ResponderExcluir